O tiro esportivo é uma modalidade que vem ganhando adeptos em todo o mundo e no Brasil essa realidade não é diferente. Na Bahia, o deputado Capitão Alden, vice-presidente da Comissão de Direitos Humanos e Segurança Pública da Assembleia Legislativa da Bahia, é um grande apreciador da modalidade e defensor dos agentes de segurança pública e privada.
O parlamentar faz questão de traçar uma linha do tempo, em que apresenta ações relativamente recentes, sobre demandas direcionadas aos Atiradores, Caçadores e Colecionadores (CACs). “No dia 4 de novembro de 2019 recebi em meu gabinete lojistas do ramo de Airsoft para tratarmos acerca da elaboração de um evento especial voltado para os CACs. Dessa e outras discussões desenvolvemos o ‘1º Encontro Estadual em Defesa do Tiro Desportivo e a Legítima Defesa’, um evento pioneiro na Bahia, com abrangência nacional que aconteceria no dia 25 de março de 2020, mas devido a pandemia precisou ser cancelado”, comenta Alden.
De acordo com o deputado Capitão Alden, mesmo com a pandemia, as demandas dos CACs nunca foram esquecidas. Tanto que em 1º de julho de 2020 ele esteve em reunião com o titular do Ministério da Justiça e Segurança Pública, André Mendonça, solicitando um apoio para obter financiamento de imóveis, veículos e aquisição de armamento de fogo mais baratos para os CACs e agentes de segurança pública e privada.
“Ainda em julho, mais precisamente no dia 15, protocolei uma Indicação na Assembleia Legislativa da Bahia, visando a criação de programas que facilitem entre outras coisas a aquisição de armas de fogo para os CACs e profissionais de segurança pública e privada”, afirma Alden.
Paralelo a isso, o parlamentar solicitou recentemente, em reunião com o Comandante Geral da Polícia Militar (PM), Anselmo Brandão, para a ampla divulgação entre os policiais militares da legislação referente a abordagem policial de um CAC, portando arma de fogo. Segundo o deputado Capitão Alden, uma cartilha está sendo providenciada para ser distribuída aos agentes, bem como aos CACs com orientações nesse sentido.
“Por fim, ontem, nesta quarta-feira (7), protocolei mais um Projeto de Lei (PL), solicitando isenção de ICMS nas aquisição de armas de fogo, munições, insumos de recarga e correlatos para os CACs integrantes das forças de segurança pública estadual, ativos e inativos, guardas municipais”, pontua Alden.
Deixe um comentário