Foi com muita indignação que o deputado federal eleito Capitão Alden (PL) recebeu a notícia, nesta segunda-feira (17), de que o governador Rui Costa (PT) autorizou o pagamento da parcela da Bahia na compra dos respiradores para pacientes com Covid um dia após a Operação Ragnarok, voltada a investigar irregularidades na aquisição dos equipamentos pelos nove estados nordestinos.
A informação, divulgada pelo jornal Correio*, fez com que o parlamentar voltasse a cobrar investigação e punição aos envolvidos no escândalo que desviou cerca de R$ 50 milhões dos cofres públicos através de compra com indícios de fraude na empresa Hempcare.
“Quem vai responder pelas vidas perdidas? Quem vai pagar por essas irregularidades? Não podemos deixar que isto caia no esquecimento. Os envolvidos precisam ser punidos! Os fatos estão aí. Escândalo atrás de escândalo. Governador Rui Costa, por qual motivo não autoriza investigação na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba)?”, questiona Alden, citando a criação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) na Alba que, apesar de ter as 21 assinaturas suficientes para abertura de investigação, ainda não foi criada.
Para agravar ainda mais a denúncia do jornal, é exposto que a Secretaria Estadual da Saúde (Sesab) liberou o repasse de R$ 9,89 milhões relativos, segundo a própria nota de empenho, à “transferência de recurso ao Consórcio Nordeste, para aquisição emergencial de 60 ventiladores pulmonares pelo Estado da Bahia”. Um dia antes, contudo, a Polícia Civil havia prendido três pessoas e cumprido mandados de busca e apreensão na Bahia, São Paulo, Rio de Janeiro e Distrito Federal.
Deixe um comentário