Prevenção do suicídio: Capitão Alden sugere ampliar divulgação de contatos do CVV em espaços públicos

Tempo de leitura: 3 min

Escrito por Assessoria
em 8 de maio de 2019

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

100% livre de spam.
Prevenção do suicídio: Capitão Alden sugere ampliar divulgação de contatos do CVV em espaços públicos

Parlamentar indicou criação de campanhas que divulguem a linha 188, utilizada pelo centro para oferecer apoio emocional sob sigilo e anonimato. 

O deputado estadual Capitão Alden (PSL-BA) sugeriu, na indicação n° 23.302/2019, protocolada na Assembleia Legislativa da Bahia, a criação de campanhas de divulgação da linha telefônica 188, utilizada nacionalmente pelo Centro de Valorização da Vida (CVV) para oferecer apoio emocional a pessoas fragilizadas e que precisam de uma conversa, conselho, palavra de incentivo ou conforto, a qualquer hora do dia e de forma sigilosa e gratuita. 

Na sugestão, destinada ao governador Rui Costa, o parlamentar defende ainda que o número seja exibido em espaços comuns à população, como passarelas, viadutos e prédios públicos. 

“Todos os esforços devem ser empreendidos para prevenir o crescente número de casos registrados na Bahia. Acompanho de perto o CVV e sei da seriedade e compromisso deste trabalho que já salvou tantas vidas e tem potencial para salvar ainda mais, desde que os cidadãos tenham conhecimento de que também podem contar com este suporte”, acredita o Capitão. 

Além da linha telefônica, o centro realiza atendimentos presenciais nos 110 postos espalhados em todo o país, e por meio de chat e formulário, disponíveis no site www.cvv.org.br. Ao todo, estes canais registram mais de 2 milhões de contatos por ano, realizados por cerca de 2.400 voluntários de 19 estados e no Distrito Federal. 

O CVV foi fundado em São Paulo nos anos 60 e é reconhecido como de Utilidade Pública Federal desde 1973. A linha começou a funcionar no Rio Grande do Sul e, posteriormente, se expandiu para os demais estados brasileiros. Complementando os atendimentos, o grupo realiza também outras atividades de apoio emocional, com ações abertas à comunidade e estimulando o autoconhecimento e um melhor relacionamento interpessoal. 

Como ser um voluntário CVV 

Para se tornar um plantonista voluntário do Programa de Apoio Emocional do CVV é preciso ser maior de idade e ter, pelo menos, quatro horas semanais disponíveis. Além disso, é necessário participar de um curso gratuito de preparação, em uma das sedes do centro ou no ambiente virtual. 

Para se cadastrar e participar da qualificação, é necessário preencher um formulário no site, onde ainda é possível acompanhar a agenda de cursos ao redor do Brasil. 

Outra alternativa é se tornar um voluntário-especialista, auxiliando o grupo com conhecimentos e habilidades próprias, a exemplo da divulgação do projeto e captação de recursos ou tecnologias. Para esta opção, o contato deve ser realizado via e-mail comunicacao@cvv.org.br. 

Para saber mais, acesse: www.cvv.org.br e www.instagram.com/cvvoficial. 

Combate ao Suicídio na Bahia 

Os índices de suicídio na Bahia são alarmantes. O Mapa da Violência de 2014 aponta que entre os anos 2002 e 2012, o total de casos no estado mais do que duplicou, revelando um dos cenários mais graves do país. Já em 2017, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), foi registrado ao menos um suicídio por dia, entre os baianos. Até novembro daquele ano, foram reconhecidos 373 casos, sendo 23% deles cometidos por jovens com idade entre 15 e 29 e 9% por idosos acima de 70 anos. 

Em função desses dados reveladores, o tema se tornou uma das pautas com maior destaque no mandato do Capitão Alden. A primeira audiência pública proposta pelo parlamentar na Alba, inclusive, tratou do assunto ‘Valorização da Vida e Prevenção do Suicídio’, estimulando o debate entre nomes de referência do CVV, do Núcleo de Estudo e Prevenção do Suicídio (NEPS) e de representantes da área de saúde. Veja mais em: www.bit.ly/AudienciaPublicaCapitaoAlden. 

Também alinhado à temática está um dos projetos de lei do deputado com grande destaque no primeiro semestre da sua atuação parlamentar. A proposição de n° 23.066/2019 prevê a instalação de telas e gaiolas de proteção nas passarelas e viadutos baianos, inibindo que as pessoas utilizem esses espaços para cometer suicídio, arremessar objetos e colocar em xeque a vida de outros cidadãos que transitam nos locais. 

A proposta foi bem vista pelo prefeito ACM Neto, que já autorizou estudos técnicos para viabilizar a instalação das telas de proteção em alguns dos viadutos e passarelas de competência do município que têm maior índice de suicídios registrados. Saiba mais: http://www.bit.ly/CapitaoAldeneDesal. Na Alba, está aguardando parecer da deputada Ivana Bastos (PSD). 

Ascom – Deputado Capitão Alden (71) 3115-5421 / (71) 99607-1751 comunicacao@capitaoalden.com 

Veja aqui nossos matérias para download!

 

 

100% livre de spam.

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!