A novela dos respiradores continua a protagonizar as atenções na Bahia. Recentemente, houve a divulgação do ressarcimento dos valores que foram destinados na compra dos equipamentos por parte do Governo do Estado com a Ocean 26 . O deputado estadual Capitão Alden, primeiro parlamentar a denunciar irregularidades na pandemia, veio a público para reforçar que agora mais que nunca a Comissão Parlamentar de Inquérito dos Respiradores na Bahia (CPI-BA) deve ocorrer.
De acordo com o deputado bolsonarista, ele oficializou junto ao Tribunal de Contas do Estado (TCE) em 15 de junho de 2020, o processo TCE 003727/2020, que faz menção à investigação de todas as irregularidades nas aquisições dos respiradores envolvendo as empresas Ocean 26, Pulsar e Hempcare. O parlamentar ressalta que é muito estranho, justamente, agora que a CPI-BA ganha força, coincidentemente, valores passam a ser devolvidos.
Segundo o deputado Capitão Alden, as vidas que foram perdidas com a ausência dos equipamentos e insumos nas unidades de saúde por compras mal-sucedidas pelo Governo do Estado, isso não tem como ser reparado. “Não existe ressarcimento de mais de 28 mil baianos que foram mortos por Covid-19. Quantos destes óbitos poderiam ter sido evitados com os respiradores em funcionamento nos hospitais? Isso com certeza é genocidio”, afirma Alden.
O parlamentar enfatiza que o fato dos recursos serem devolvidos não impede a investigação visto que foi comprovada a irresponsabilidade na contratação desses respiradores. O deputado também lembrou, inclusive, que o próprio governador Rui Costa já falou publicamente que quer a investigação pois “Não tem rabo preso”.
Deixe um comentário