Durante os seus quatro anos de mandato na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), o deputado Capitão Alden (PL) foi um dos mais atuantes da Casa na busca pela representação dos baianos. Prova disto é que o parlamentar, em 2021, recebeu o prêmio de jornalistas por ser um dos destaques no período.
No levantamento feito pelo seu gabinete sobre a quantidade de proposições protocoladas junto a Alba: projetos de lei, projetos de indicação, projetos de resolução, moções e requerimentos, foram identificados 426 projetos. Com destaque ao “Dia da Conscientização, Combate à Intolerância e a Vitimização Policial” que se tornou a Lei Estadual na Bahia 14.276/2020, uma lei pioneira no Brasil.
Outro instrumento muito utilizado pelo deputado Capitão Alden foram os ofícios entregues às instituições, órgãos e organizações. Ao total, o político protocolou 478 ofícios. Entre eles, alguns de destaque.
Partiu do mandato de Alden o pedido para que fosse criado o programa de financiamento habitacional para agentes de Segurança Pública em todo o Brasil, o chamado “Habite Seguro”. Em julho de 2020, o parlamentar entregou em mãos ao então ministro da Justiça, André Mendonça, o ofício de solicitação da criação do benefício, que foi criado em 2021.
Outra atuação importante do parlamentar foi na época da pandemia da Covid-19, vistoriando hospitais que poderiam ser utilizados para melhor controle da doença. Pensando nisto, Alden oficiou a Secretaria de Saúde (Sesab) no intuito de questionar o motivo real da não utilização do Hospital Metropolitano, em Lauro de Freitas, para que um colapso no setor fosse evitado.
Capitão Alden ainda foi o autor do primeiro pedido de fiscalização sobre o escândalo dos respiradores, comprados pelo Consórcio Nordeste, mas que nunca chegaram aos seus respectivos destinos. O parlamentar, inclusive, foi o autor do primeiro pedido de instalação de Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) na Alba para investigar o caso.
“Seja com projetos, ofícios, cobranças públicas, nosso mandato sempre foi atuante. Quem tem o que mostrar não precisa jogar pedra na árvore de ninguém. Nós temos trabalho, e isso está exposto para qualquer um olhar. Se fizemos tudo isto na Assembleia, faremos ainda mais em Brasília”, disse o deputado Capitão Alden.
Deixe um comentário