A Educação é uma área de preocupação da sociedade, pois tanto estudantes quanto seus responsáveis buscam um ensino de qualidade para que o país avance, como por exemplo, em melhores oportunidades de colocação no mercado de trabalho. Quando se trata da realidade nacional o país figura com 9,3 milhões de brasileiros analfabetos, o dado é da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) sobre educação de 2023, divulgada em março de 2024 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
De acordo com o deputado federal Capitão Alden (PL-BA), membro titular da Comissão de Educação da Câmara Federal, a situação da Bahia segue alarmante na Educação. O parlamentar destaca que o estado segundo o IBGE, apesar de ter visto sua população não alfabetizada diminuir 17,8% entre 2010 e 2022 e a taxa de analfabetismo recuar de 16,6% para 12,6%, a Bahia não teve nenhum avanço no ranking nacional para esses indicadores, mantendo-se nas mesmas posições de 12 anos atrás. Isso revela que, em comparação com outros estados, a Bahia teve pouca evolução na última década.
“O atual governador foi secretário de Educação na gestão Rui Costa, ou seja, mesmo sabendo da realidade da área que ficou como responsável, agora como governador não vemos ações concretas e viáveis para reverter esses indicadores nacionais negativos. Não fez nada como secretário e como governador segue na inércia”, afirma Alden.
SEMINÁRIO – Com o foco de buscar caminhos para melhoria da Educação no Brasil, o deputado federal Capitão Alden aprovou na Comissão de Educação da Câmara Federal em março de 2024, um requerimento exigindo a realização de Seminários Estaduais para tratar do Plano Nacional de Educação (PNE). Na Bahia o evento será realizado nesta sexta-feira (24), às 13h, na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba). Em suas redes sociais, o deputado estadual Diego Castro (PL) divulgou os nomes confirmados para o evento: deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) [virtualmente]; deputado federal Gustavo Gayer (PL-GO); presidente estadual do PL na Bahia, João Roma [virtualmente]; e a vice-presidente estadual do PL na Bahia, Doutora Raissa Soares.
Deixe um comentário