O Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP) divulgou nesta segunda-feira (13), um relatório que apresenta um cenário desfavorável ao público feminino. O número de estupros aumenta 14,9% no Brasil, com 34 mil em seis meses. Isso equivale a uma menina ou mulher violentada a cada 8 minutos no primeiro semestre deste ano. A maior quantidade desde o início da série histórica em 2019. Os indicadores geraram indignação na classe política, a exemplo do deputado federal Capitão Alden (PL-BA) que questionou o silêncio da gestão Lula diante dos dados divulgados.
Para o parlamentar, o Governo Federal gasta muito com propaganda e não desenvolve ações efetivas em prol das mulheres. “Os dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública só reforçam o que todos nós já sabíamos, o desgoverno Lula não tem o foco no público feminino”, afirma Alden.
Ainda segundo o levantamento do FBSP, os feminicídios e homicídios femininos cresceram 2,6% no período, em comparação ao mesmo período de 2022. Foram 722 mulheres vítimas de feminicídio. Mais 1.902 foram assassinadas e tiveram os casos registrados como homicídio. A entidade avalia que os números mostram que a atual gestão do Governo Federal segue falhando na tarefa de proteger o público feminino.
Para o político baiano, o problema tem solução, mas ele entende que falta “vontade” da gestão Lula em encarar a demanda de maneira técnica. “O desgoverno Lula até o presente momento segue calado diante destes dados! Cadê o reconhecimento da ineficácia de suas ações e direcionamento para a solução do problema?” questiona Alden.
Deixe um comentário