O Congresso Internacional de Operações Policiais – COP Internacional, em 2023 é realizado em São Paulo, nesta sexta-feira (27). O evento é considerado como o principal sobre a Segurança Pública e Atividade Policial na América Latina. O deputado federal Capitão Alden (PL-BA), especialista em Segurança Pública, palestrou no COP sobre sua cartilha de tatuagens, na oportunidade o parlamentar trouxe informações sobre os significados dos desenhos corporais e as associações a facções criminosas.
Segundo o militar baiano, o COP é uma importante iniciativa e reúne as principais referências da Segurança Pública. “Hoje tive a oportunidade de contribuir na realização do COP com a palestra sobre minha cartilha ‘Linguagem Simbólica do Crime – O Código Secreto das Prisões ultrapassa os limites das cadeias’, a popular cartilha das tatuagens. Um conteúdo amplo e com informações atuais sobre facções criminosas com atuação nacional e internacional”, afirma Alden.
Durante sua explanação, o político deixou claro que seu objetivo não é gerar discriminação com as pessoas que possuem tatuagens, mas alertar que determinados desenhos corporais podem ter significados especificos de reconhecimento entre facções criminosas. “Não sou contra a tatuagens, ou pessoas que possuem tatuagens. O meu material foca em estudos direcionados ao contexto de como determinados símbolos podem ter significados no mundo do crime. Até para que uma pessoa antes de fazer uma tatuagem saiba o que aquele desenho pode ser interpretado e evite ter eventuais problemas”, comenta Alden.
De acordo com o secretário de Segurança Pública do estado de São Paulo, o deputado federal licenciado, o Capitão Derrite (PL-SP), a cartilha de tatuagens do Capitão Alden é, extremamente, valiosa e possui um rico acervo de informações sobre a simbologia das tatuagens. “Hoje aqui na COP Internacional, tive o privilégio de receber em mãos a versão impressa da cartilha de tatuagens do Capitão Alden. Um parlamentar que como estadual foi brilhante, agora no Congresso Nacional defendendo a bandeira da Segurança Pública de forma exemplar”, disse Derrite.
O deputado federal Capitão Alden, ao concluir sua participação destacou estar disponível para palestrar sobre sua cartilha de tatuagens onde for chamado. O político entende que o material necessita chegar tanto sua versão impressa quanto digital as mãos dos cidadãos, instituições públicas e privadas. “Quem tiver interesse em saber mais sobre a cartilha de tatuagens, basta me acionar através de meu perfil no Instagram: @capitao_alden e deixar mensagem no direct. Será uma satisfação compartilhar conhecimento!”, conclui Alden.
COP Internacional – Depois de sua aclamada 2ª Edição em 2022, o COP INTERNACIONAL chegou este ano a São Paulo com a mesma missão: integrar Sociedade, Agentes, Autoridades e as principais empresas nacionais e internacionais do setor. Esta é a oportunidade ideal para participar de palestras, painéis de discussão relevantes, apresentações das mais recentes inovações tecnológicas e soluções de segurança.
Principais Autoridades presentes:
Capitão Igor Rocha – Presidente da Força Invicta, Associação dos Oficiais Militares Estaduais da Bahia;
Coronel Paulo Coutinho – Comandante-Geral da PMBA e Presidente do Conselho Nacional de Comandantes-Gerais;
Guilherme Derrite “Capitão Derrite” – Secretário de Segurança Pública do estado de São Paulo;
Capitão Telhada – Deputado Estadual pelo estado de São Paulo;
Tenente-Coronel Uirá – Comandante do BOPE-RJ;
Roberto Gurgel – Delegado Geral PCMS e Presidente do Conselho Nacional de Chefes de Polícia Civil;
Luciano Lara – Promotor de Justiça;
Eduardo Aggio – Ex-Diretor-Geral da PRF e atual Diretor-Presidente do Detran-SP;
Coronel André Porto – Chefe da Divisão de Controle da DFPC no Exército Brasileiro.
Deixe um comentário