As causas mais comuns de morte em conflito armado são hemorragias de extremidades (60%), pneumotórax (33%) e lesões de vias aéreas (6%). Assim as prioridades no atendimento destes casos focam nos seguintes tópicos: contenção de hemorragias; prevenção do pneumotórax; e liberação de vias aéreas. Daí a importância do preparo, treinamento e equipamento das forças policiais para o Atendimento Pré-Hospitalar (APH) Tático, pois é o elemento mais indicado para manter a sobrevida do agente ferido, ou até do agressor ferido, enquanto não houver segurança no local da ocorrência para que as equipes especializadas consigam acessar aquele lugar.
Pensando nisso, o deputado estadual Capitão Alden foi autor do Projeto de Lei (PL) Nº 2.4270/2021, que dispõe sobre a instalação de Kit de Atendimento Pré-Hospitalar (APH) e outros equipamentos de primeiros socorros nas viaturas policiais do estado da Bahia. O PL foi protocolado na última quarta-feira (11), junto à Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) e tem o foco na preservação de vidas dos agentes que atuam na Segurança Pública.
De acordo com o parlamentar, a proposição é prevê os seguintes itens compondo o kit: torniquete CAT Gen7 Original e homologado; cânula nasofaríngea n° 28, lubrificada; bandagem 4 pol americana (Persys Medical); gaze hemostática; lona térmica; tesoura aço Inox; par de selo de tórax padrão; e par de luva. “O torniquete está incluso neste kit para guerra urbana enfrentada pelos policiais. A profissão impõe risco constante e o Kit APH pode representar a preservação da vida dos policiais envolvidos em uma situação de ferimento durante uma ação”, diz Alden.
Treinamento – O deputado estadual Capitão Alden vem lutando para que treinamentos sejam passados para a tropa, especialmente, com atenção direcionada ao uso correto dos equipamentos de primeiros socorros, a exemplo, do torniquete. O parlamentar pretende formalizar novas medidas junto aos órgãos e instituições envolvidas com o intuito que os treinamentos sejam viabilizados com brevidade.
Deixe um comentário