Na retomada das atividades da Comissão Parlamentar de Inquérito sobre o Movimento dos Trabalhadores Rurais (CPI do MST) nesta terça-feira (1º), em Brasília, o clima foi marcado por discussões acaloradas entre as Bancadas de Oposição e Governista. Com destaque a aprovação da convocação do ex-governador da Bahia e titular do Ministério da Casa Civil, Rui Costa, para prestar esclarecimentos.
Os parlamentares da Base do Governo fizeram rodízio na defesa que não era necessária a convocação do Ministro, inclusive, tentaram obstruir a votação com uma série de “Questões de Ordem”, mas os artifícios não foram o suficiente.
De acordo com o deputado federal Capitão Alden (PL-BA), o ministro da Casa Civil tem que apresentar para o povo brasileiro em especial aos baianos, o porquê de tanta omissão no estado campeão de invasões de terras.
O parlamentar reagiu ao ter conhecimento na manhã desta quarta-feira (2), que o Partido dos Trabalhadores (PT) pretende recorrer à Mesa Diretora da Câmara Federal para barrar a convocação do Ministro Rui Costa. “Está com medo de quê? Lá, o Rui Costa não poderá dizer que também não leu os relatórios da ABIN sobre o MST porque não sabia falar inglês – como na situação alegada na compra dos respiradores que nunca chegaram – a população brasileira tem que ter respostas”, dispara Alden.
Requerimento aprovado – Durante a reunião ocorrida ontem, o deputado Capitão Alden teve seu requerimento aprovado referente a convocação para ouvir na qualidade de testemunhas, ex-militantes e ex-membros do MST em projetos de assentamentos e acampamentos localizados no município de Prado, situado no interior da Bahia.
Vale destacar que o Capitão Alden já havia conquistado a aprovação dos requerimentos para o comparecimento do Secretário da SSP, Marcelo Werner e Comandante-Geral da PMBA, Coronel Coutinho. As datas ainda serão definidas de cada depoimento dos citados.
Deixe um comentário